sábado, 10 de junho de 2017

A lenda do Abutre quebra-ossos





Ésquilo foi um dramaturgo da Grécia Antiga, não havendo fontes confiáveis sobre a sua vida. Dizem que ele nasceu por volta de 525 a.C. em Elêusis, pequena cidade a poucos quilômetros de Atenas. Pertencia a uma família rica e tinha boa posição social.

Reconhecido como o pai das tragédias gregas, conta-se que o dramaturgo criava suas peças teatrais inserindo muitos personagens, para poder criar conflitos entre eles. Aliás, as batalhas foram o tema principal de sua obra. Sua peça "Os Persas" continua sendo uma grande fonte de informação sobre a história grega.

Nas Guerras Persas, Ésquilo e seu irmão lutaram para defender Atenas do domínio persa de Dario I, na Batalha de Maratona. Embora o exército ateniense tenha conseguido dizimar os persas, o irmão de Ésquilo morreu durante o combate.

A guerra teve tanta importância para os gregos e para o próprio Ésquilo que, na ocasião de sua morte, em seu epitáfio havia uma homenagem por ter sido um grande guerreiro e não como um dramaturgo de sucesso.

Sobre sua morte reza a lenda que, ao visitar Gela na ilha de Sicília, teria encontrado um abutre-barbudo, que também era conhecido por quebra-ossos, porque tinha o hábito de jogar ossos em cima de ovos para quebrá-los. Ao confundir a careca de Ésquilo com um ovo, o abutre deixou cair um grande osso sobre sua cabeça, momento em que Ésquilo caiu morto...



********************


O abutre-barbudo - Gypaetus barbatus, também conhecido como quebra-ossos, é um animal das montanhas. Ele vive em diferentes picos da Espanha, Tibete, norte da África, Etiópia e oeste da China, já tendo registrada a presença dessa espécie vivendo a 7300 metros de altura no Everest, onde talvez devem aproveitar dos cadáveres dos alpinistas que não conseguem sobreviver.

Por incrível que pareça, o quebra-ossos tem esse nome por ser a única espécie a se alimentar quase exclusivamente de ossos. Eles aproveitam a medula óssea, fonte enorme de proteína que acaba não sendo aproveitada por outros animais.

Detalhe: são as únicas aves especializadas nesse tipo de alimento. Outro fato interessante sobre essa espécie é que possuem pelagem no pescoço, diferente dos outros abutres. Isso se deve ao fato de que, como se alimentam de ossos, não precisam enfiar a cabeça na carcaça.



4 comentários:

  1. Olá adoro ler as suas postagens. O blog já está marcado como favorito . Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo blog! Existem muitos tipos de mitologia, dependendo da região e do tempo histórico. Minha parte favorita deste tema são as criaturas fantásticas! Alguns dias atrás eu assisti Animais Fantásticos e Onde Habitam Filme e adorei! Há do mais terno ao mais perigoso. Se você é fã de mitologia, acho que você estará interessado neste filme, eu recomendo ❤️

    ResponderExcluir
  3. Oi Lúcia, fui em busca da representação do deus kairós na web para postagem minha e bati em teu excelente espaço que há tempo não visualizava. Parabéns pelas postagens tão extraordinárias. Voltarei outras vezes. Grande abraço. Laerte.

    ResponderExcluir
  4. Quer se juntar à família da verdadeira sereia bonita, você pode realmente se tornar uma sereia real em vez de comprar ou usar um conto de sereia artificial. Você pode obter um feitiço ou usar um anel que pode transformá-lo em uma sereia a qualquer momento. e-mail de contato: doctorjaspermagic@gmail.com Você pode nos explicar como quiser, nossa filha Melissa é uma sereia de verdade e temos uma enorme família de sereia de verdade.

    ResponderExcluir

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões