domingo, 20 de janeiro de 2013

Nike, a deusa do triunfo e da glória



Nike, chamada pelos romanos de Victoria, personificava o triunfo e a glória. Deusa alada, além das extraordinárias qualidades que lhe eram atribuídas, Nike podia correr e voar em grande velocidade. 

Representada carregando uma palma e uma coroa de louros, era considerada como fonte de boa sorte e todos os deuses, atletas e guerreiros desejavam ter Nike ao lado. Ela estava sempre ao lado de Athena, a deusa da sabedoria, da estratégia e das habilidades, dando a certeza de que a deusa obteria a vitória nas batalhas travadas. 

Os atenienses tinham especial devoção por Nike e ergueram templos em sua homenagem para assinalar as suas vitórias militares. Muitos desses cultos eram conjugados com outros dedicados à própria Athena.

Nike voava sobre os campos de batalha para premiar os vencedores com a fama e a glória, mas nem sempre era justa e nem sempre premiava o mais brilhante. Ela premiava com os louros da vitória quem soubesse usar da melhor estratégia. 

Filha de Palante e da oceânide Styx, sua mãe era a deusa dos inquebráveis juramentos solenes e portanto invocada em qualquer situação que envolvesse ganhos, sucesso, vitória e poder. 

Para vencer é necessário fazer um juramento consigo mesmo para alcançar um objetivo.  Quando Zeus, a divindade dominante do panteão grego, estava organizando a guerra contra os titãs, Styx e seus filhos Nike, Bia, Kratus e Zelus foram seus aliados. 
Aos deuses, guerreiros e herois, Bia dava a força, Kratus o poder e Nike coroava a vitória. Porém qualquer um que fosse vencedor também deveria saber lidar com Zelus - o ciúme, algo que sempre ronda quem tem sucesso.

No ano de 490 a.C. quando os soldados atenienses partiram para a planície de Maratona ou Marathonas  para combater os persas, suas mulheres ficaram apreensivas pois os inimigos haviam jurado que, depois da batalha, marchariam sobre Atenas, destruiriam a cidade, violariam suas mulheres e sacrificariam seus filhos. Diante dessa ameaça, os gregos combinaram com suas esposas que, se não recebessem a notícia da vitória em 24 horas, todos deviam suicidar. 

Os gregos ganharam a batalha, mas a luta iria demorar ainda mais tempo e eles temiam que elas executassem o plano. Por isso enviaram Filípides, que era o melhor atleta de Atenas, para dar a notícia. Ainda hoje Filipides é homenageado pelo corredor que carrega a tocha para acender a pira que antece os jogos olímpicos.

O mensageiro percorreu cerca de 42 km que separavam Marathonas de Atenas, uma razão para a distância da atual prova olímpica da maratona. O grande corredor só parou quando chegou à Acrópole, o lugar mais alto e importante da cidade grega. Do alto ele gritou: Nike! Nike! Nike! e caiu morto pelo esforço.  


************ 


Retratada e homenageada nas medalhas dos Jogos Olímpicos nos tempos atuais, Nike é testemunha das lutas e competições que se travam nos ginásios esportivos mas também de nossa luta diária para superar dificuldades e conquistar os nossos objetivos. 

Ela voa baixo, beija a testa dos vencedores que lhe sorriem e não se sensibiliza com os gritos dolorosos dos fracassados.  Nem sempre é justa, nem sempre premia o melhor e mais brilhante, mas castiga os pretensiosos que ousam cantar a vitória antes de travar a batalha. O que lhe seduz é a estratégia, o foco, a disciplina e o controle emocional. 

Para construir uma carreira ou ter sucesso em qualquer empreendimento precisamos manter o foco e estarmos convictos do que nos motiva, pois é a motivação que nos leva a tentar melhorar a cada dia. Para isso é preciso determinação e disciplina, mas sobretudo gostar do que fazemos.
 
E, por mais que confiemos em nossas capacidades, temos de reconhecer as nossas limitações. Temos habilidades especiais mas não somos bons em tudo. Não adianta querermos nos meter onde sejam necessárias competências que não temos, ao invés disso devemos priorizar os nossos pontos fortes e trabalhar as nossas melhores aptidões. Pontos fortes bem desenvolvidos superam pontos fracos. 


No entanto, a vida é como uma Olímpiada, não basta desenvolvermos apenas competências. Precisamos também desenvolver o controle emocional, aprendendo a lidar com as pressões e frustrações. 

Resiliência é a palavra-chave, recuperar-se rapidamente dos baques que a vida dá e tirar lições positivas das derrotas que são fundamentais para outras oportunidades. Leia mais sobre resiliência em meu blog Viva la Vita ou click aqui
 
Para colher os louros da vitória, sejam nos esportes, nas empresas e nos objetivos pessoais é preciso saber interagir e ter respeito com os outros, saber como e quando atuar, tendo disposição para incorporar novos métodos e se aprimorar. Isso ajuda a
desenvolver a habilidade de se relacionar com os outros e saber trabalhar em equipe.
 
Nossa vida não é feita apenas de um objetivo, sempre haverá novos desafios a vencer. Ser vitorioso uma vez não garante que teremos sucesso sempre. Quando atingimos um determinado patamar é preciso continuar aprimorando para nos manter no topo e não subestimar a capacidade de nossos concorrentes e adversários. Achar que estaremos livres de qualquer adversidade, é o primeiro passo para a queda.



19 comentários:

  1. História mt interessante e coerente. Muito bom o texto.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom e lindo a pesquisa e o texto...Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Ao menos se algumas pessoas tivessem um pouco de respeito, o texto é ótimo, bem informativo

    ResponderExcluir
  4. Muito bom procurei informação sobre essa Deusa e achei aqui. Muito obrigada
    E esse Babaca que falou mal do texto
    Ta fazendo o que aqui?
    Pelo visto não curte Mitología grega
    Vai pra outro lugar,esse aqui não te pertence.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com vc.
    Esse texto foi é bem explicativo e esclarecedor, até agora foi a fonte q melhor informou qm se entereça por essa Deusa pouco conhecida da mitologia.
    Se quiser conversar com alguem sobre chama no zap +244969938845

    ResponderExcluir
  6. Muito bom mesmo,obrigado pela informações!!!, e para aqueles que não curte mitologia ou ta nem ai pra história e cultura,por favor respeite o trabalho dos outros e poupe o esforço mental das pessoas para discutir com pessoas sem cultura e alienados

    ResponderExcluir
  7. ... ou seja, hoje quando vc diz a palavra "gloria", nas igrejas, esta clamando por NIKE, e não sabe.

    ResponderExcluir
  8. Mais um idiota comentando . Rafal Duarte , veio fazer oque aqui , vai nas completar sua catequese criancinha

    ResponderExcluir
  9. Olá J. Henrique um excelente dia. É claro que não, a palavra Glória tem mais de uma vertente e já era utilizada no Aramaico, ou como queira no Hebraico Antigo, e até mesmo porque como no texto redigido o primeiro significado é Vitória.

    ResponderExcluir
  10. Muito bem, gostei muito, que os deuses ti ilumine.


    ResponderExcluir
  11. Texto muito interessante. Não conhecia a informação sobre a origem do termo maratona. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  12. Matéria muito motivational. Apréciei bastante.

    ResponderExcluir
  13. A igreja católica tá cheio de ídolos na tá boca povo!

    ResponderExcluir

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares