quinta-feira, 15 de março de 2012

Catreu ensina que os filhos são do mundo






Catreu era descendente do perverso rei Minos e tinha três filhas, Aérope, Clímene e Apemosyne e um filho, Altémenes. Certo dia Catreu recebeu do oráculo a previsão de que ele morreria pelas mãos de um de seus filhos e que sua família seria totalmente destruída. Temendo as previsões, Catreu contou a seus filhos.

Quando soube das previsões do oráculo, seu filho Altémenes mudou-se com sua irmã Apemosyne para Rodhes para evitar a tragédia, recebendo vários conselhos do seu pai. No entanto, desconfiando que ela perdera a virgindade porque ela era constantemente assediada por Hermes, Altémenes assassinou a irmã apesar de não ter comprovado sua desconfiança.

Aérope e Clímene foram entregues para serem criadas por Náuplio que era rei da Ilha de Eubéia. O rei casou-se com Climene e teve com ela o filho Palamedes que foi um dos heróis da guerra de Troya e era odiado por Ulisses. Palamedes desmascarou Ulisses quando ele se fingiu de louco para não participar da guerra e também acusou Ulisses de traição por deixar faltar comida ao exército. Ulisses nunca perdoou essa interferência e jurou vingar-se.

Para se vingar, Ulisses escreveu uma carta supostamente enviada por Príamo rei dos troianos, acusando Palamedes de ser um traidor e, para reforçar sua denúncia escondeu ouro na tenda de Palamedes, o preço da traição. Quando o ouro foi descoberto, Palamedes foi condenado à morte pelo conselho de guerra apesar de nada ter sido provado contra ele. Assim, ele foi apedrejado injustamente até a morte e sua mãe Clímene morreu devido à grande dor.

Aérope casou-se com Atreu tendo os filhos Agamemnon e Menelau. Em Micenas, Atreu tinha prometido a Artemis que iria sacrificar o seu melhor cordeiro a ela. Contudo ao procurar no seu rebanho encontrou um cordeiro dourado, que deu a Aérope para guardá-lo pois quem tivesse esse cordeiro de ouro seria coroado rei de Micenas. Porém Aérope tinha se tornado amante de Tiestes, irmão de Atreu, e em um ímpeto de paixão entregou o cordeiro a Tiestes. Quando Atreu descobriu a traição, vingou-se de Tiestes e assassinou a esposa.

Em Rodhes, Altémenes fundou um templo a Zeus, chamado de Zeus Atabyrius. Quando Catreu ficou velho, querendo legar o reino a seu filho Altémenes ele viajou para Rodhes. Tendo sido confundido com um pirata, foi morto por Altémenes. Cumpria-se assim o final da profecia. Por não conseguir suportar a culpa de ter matado seu pai, ele se isolou do mundo e morreu de desgosto, mas foi honrado em Rodhes tal como um heroi.

***************

O mito de Catreu simboliza a preocupação com os filhos e a tentativa frustrada e evitar que eles sofram diante do mundo. As pessoas sentem imensa alegria quando se tornam pais e mães. Pôr filhos no mundo é uma dádiva que vem acompanhada da responsabilidade e da eterna preocupação. É um amor incondicional que, em excesso, pode se transformar em uma prisão para todos.

Atravessamos várias etapas do ciclo de vida familiar e em cada uma delas são necessárias mudanças na forma de lidar com os filhos. Quando eles nascem, precisam de todos os cuidados para sobreviverem mas precisam assumir pouco a pouco seus próprios cuidados e responsabilidades. Estabelecer um limite entre pais e filhos, é uma forma de deixar que os filhos construam sua própria identidade reconhecendo o respeito que se deve construir entre si.

Os pais são o solo fértil para o crescimento dos filhos mas eles precisam criar asas e formar seu próprio ninho. Libertá-los significa deixar que aprendam com seus erros e acertos. A partir de certa idade, só valem conselhos. Só assim, os filhos se tornam adultos. E, embora a maioria dos pais tentem fazer isso, muitas vezes se sentem culpados quando os filhos sofrem por suas escolhas mal refletidas.

Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter; é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de vê-los sofrer ou perder algo tão amado. São os filhos que ministram um curso intensivo de amar alguém mais que a si mesmo, de mudar hábitos e se corrigir para dar os melhores exemplos.

Esperar que a dedicação de longos anos retornem em sorrisos e amparos na velhice, é mera ilusão. A realidade é que só se pode aproveitar os momentos possíveis juntos. Os filhos são do mundo. Eles crescem e se vão. O problema é que levam com eles, um pedaço de outro coração!

Um comentário:

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares