quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Iolaos e as escolhas sexuais



Iolaos foi um herói divino tebano, filho de Íficles e Automedusa. Era sobrinho e fiel companheiro de Hércules em suas aventuras e foi Iolaos que ajudou Hércules a vencer a Hidra de Lerna. Quando Hércules morreu, foi Iolaos quem preparou as cerimônias de sepultamento de Hércules e acendeu a pira.

Tido como um Eromenoi, termo que designava os amantes e ouvintes de jovens rapazes, Iolaos teve vários Erastes, que eram aqueles rapazes que dependiam de atenções de outros homens originando o termo Pederastia. Prezado por sua modéstia, esforço e coragem, Iolaos era visto constantemente abraçado com rapazes. Porém Hércules havia recomendado que ele se casasse com Mégara, ex-mulher de Hércules e filha de Creonte Rei de Tebas. Assim, Iolaos poderia herdar o trono de Tebas.

Iolaos liderou uma colônia grega na Sardenha e o Festival Atlético Ioleia era dedicado a ele, consistindo em eventos ginásticos e equestres realizados em Tebas. Atendendo ao desejo de seu tio, Iolaos se casou com Mégara e teve uma filha, Leipefilene. Sua filha casou-se com Phylas gerando a filha Thero e o filho Hipotes que fazia parte da força dória. A invasão dórica devastou a civilização micênica ocasionando a obscuridade da Grécia no fim da Idade do bronze. Alguns autores chamam a esse tempo da história grega de "Idade das trevas".

****************

O mito de Iolaos está relacionado às escolhas sexuais que são influenciadas em grande parte pelas informações, conceitos, preconceitos, mitos e verdades decodificados na infância. A escolha sexual passa por um processo físico, emocional e social que se baseia nos modelos de comportamentos percebidos na infância além das próprias características particulares. O tipo de pessoa que escolhemos está relacionado a esses modelos que recebemos durante nosso desenvolvimento, às pessoas que conhecemos e às histórias que acompanhamos.

Podemos aprender muitas coisas em nossas vidas, a sermos gentis e elegantes na sociedade e da mesma forma precisamos aprender a lidar com a nossa sexualidade. O ser humano naturalmente busca envolvimentos afetivos e amorosos para atender às suas necessidades de amor, prazer e carinho que se baseiam em suas fantasias, crenças, medos, insatisfações, certezas e entendimentos do mundo. São as fantasias e desejos que irão influenciar as formas que usaremos para obter prazer e as possibilidades de realizá-los.

A complexidade do ser humano é formada pela razão e pela emoção. O desejo é livre mas a execução deles depende da razão. Desejar é expressar a parte humana que existe em cada pessoa, mas executar o desejo é expressão da capacidade de entender o mundo e viver socialmente. Faz parte do desenvolvimento pessoal ter respeito pelos próprios valores, ter espontaneidade na expressão dos próprios desejos e de suas pontencialidades criativas, superando as próprias limitações.

Atender aos desejos é expressar a individualidade mas os preconceitos persistem e dão origem ao desrespeito e à agressividade, inibindo o direito de escolher ser e fazer o que se deseja, sem respeito por aqueles que sentem, pensam e percebem o mundo de maneira diferente. A sexualidade deve ser olhada e aceita como algo natural que faz parte do desenvolvimento do ser humano e de sua evolução. Faz parte das descobertas, das experiências pessoais e principalmente da expressão da vida. Para vivenciar a própria sexualidade sem culpas ou sofrimentos é necessário ter respeito por si mesmo e enfrentar seus medos. E isso pode ser conquistado através da consciência de quem se é, da noção das suas possibilidades e da responsabilidade por suas escolhas.

Um comentário:

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares