domingo, 12 de dezembro de 2010

Ceice e Alcion




Ceix ou Ceice era rei de Traquis, filho de Eósforo. Casado com Alción e pai de dois filhos - Hípaso e Hilas, Ceice foi até a Jonia para consultar o oráculo, porém durante a travessia, seu barco naufragou e ele se afogou.

Em vão Alción esperava pelo marido. Coube a Morpheus a incumbência pelos deuses de tomar a forma de Ceice e aparecer nos sonhos de Alción para lhe revelar sobre a morte do marido. Transtornada, ela se precipitou no mar.

Em homenagem a eles, os deuses os transformou em pássaros que viviam nas costas do mar. Quando estes pássaros faziam seu ninho na praia e as ondas ameaçavam destruir, Éolo, deus dos ventos, continha a sua força e fazia que as ondas se acalmassem durante os sete dias anteriores ao dia mais curto do ano, para que pudessem pôr seus ovos.

Estes dias passaram a chamar-se "Dias do Alción" e neles nunca tinha tormentas. O pássaro passou a simbolizar a tranquilidade. Porém levados pela vaidade, o casal se atreveu a equiparar-se aos deuses.

Por este sacrilégio, Alción foi transformada no pássaro Martín pescador, e Ceice em Alcatraz. Assim eles passaram a viver separados, pois Alcatraz foi condenado a viver nos rochedos e Martin Pescador vive mergulhando nas águas rasas da orla marítima.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares