sábado, 24 de julho de 2010

Lenda de Eco




Eco era uma linda ninfa que amava os bosques e os montes, onde se dedicava a distrações campestres. Porém tinha um grave defeito: falava demais e em qualquer conversa ou discussão, queria sempre dizer a última palavra.

Um dia a deusa Hera saiu à procura do marido, de quem desconfiava, que sempre estava se distraindo com as ninfas. Mas Eco conseguiu entretê-la com sua conversa até as ninfas fugirem. Percebendo isso, Hera a condenou: “Só conservarás o uso dessa língua com que me iludiste, para uma coisa de que gostas tanto: responder. Continuarás a dizer a última palavra, mas nunca poderá falar em primeiro lugar”.

Certa manhã a ninfa viu Narciso, um belo jovem que perseguia a caça na montanha. Apaixonada por ele, começou a seguir os seus passos, desejando ardentemente poder dirigir-lhe a palavra, e dizer-lhe frases gentis e agradáveis, para assim conquistar-lhe o afeto. Mas como não conseguia fazê-lo, em virtude do castigo imposto pela deusa Hera, não teve melhor alternativa senão esperar que ele falasse primeiro, para que ela finalmente pudesse responder. Quando Narciso procurava pelos companheiros ele gritava bem alto mas Eco só conseguia responder a última palavra. Quando Narciso viu a jovem, fugiu dela.

Eco foi esconder sua vergonha no recesso dos bosques e passou a viver nas cavernas e entre os rochedos das montanhas. De pesar, seu corpo se transformou em rochedos e só restou a sua voz. A ninfa continua ainda disposta a responder a quem quer que a chame e conserva o velho hábito de dizer a última palavra.

**********

O mito de Eco revela que a pior prisão é aquela em que o ser humano não pode expressar o que pensa ou o que sente; é a tortura de conviver com seus pensamentos e sentimentos presos pelo medo ou pelas convenções ameaçadoras.

14 comentários:

  1. Olá Lúcia,

    Estes textos são de sua autoria?

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Costumo escrever sobre isto também:
    http://receptaculodeideias.blogspot.com.br/search/label/HIST%C3%93RIA

    ResponderExcluir
  3. Olá, Lúcia! Tenho lido a série 'As Máscaras de Deus', de Joseph Campbell. Estou no terceiro livro (Mitologia Ocidental). É uma obra fantástica! Não lembro exatamente qual foi a motivação que me levou a ler esse seu texto, mas não foi "obra do acaso". Interessante como a Mitologia me deu um choque de compreensão da realidade. Estou perdendo, cada vez mais, o medo de "botar a boca no trombone" e percebendo o quanto o nosso sistema de crenças é superficial! Ganhou mais um leitor a partir de hoje. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. boa tarde senhora Lúcia, gosto muito dessas historia e já Le algumas vezes, e muito legal apesar de mitos contos ou faz de conta, mais e muito interessante, vou continua lendo,um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto. Sou professor de Filosofia, e sempre utilizo-me dos mitos para exemplificar comparativamente as nossas relações humanas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Hoje comi: arroz, feijão, ervilha e tomei suco de maga

    ResponderExcluir
  7. muito legal - mas a cegueira da delusão é o que de fato impede essa compreensão da realidade...

    ResponderExcluir
  8. Caraca tô amando filosofia sério 😍♥️👉👈

    ResponderExcluir

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares