sábado, 12 de junho de 2010

Khronos, o deus do tempo





Kronos e Réia tiveram seis filhos: Deméter, Héstia, Poseidon, Hades, Hera e Zeus. Mas Kronos se tornou perverso, engolindo os filhos quando nasciam, devido à profecia feita por seu pai, que um deles também o destronaria. Diante da dor de perder seu último filho, Réia entrega a Kronos uma pedra enrolada no cobertor. Sem notar, ele engole a pedra. Réia escondeu Zeus numa gruta aos cuidados de Gaia, onde ele foi criado até se tornar adulto, sendo amamentado pela cabra Amaltéia.

Ao se tornar adulto, Zeus retornou para tomar posse do trono de seu pai. Dando a Cronos uma poção mágica, o fêz vomitar todos os filhos engolidos. Assim Zeus fêz renascer seus irmãos e assumiu o poder se tornando o rei dos deuses, criador do mundo e soberano dos homens, criando uma nova hierarquia de deuses. Agradecidos pela lição de responsabilidade e generosidade de Amaltéia, os deuses a transformaram na constelação de Capricórnio.

**************************

O mito de Kronos nos remete à compreensão do tempo e das limitações da vida mortal. Nada pode ir além do âmbito da própria vida e nada permanece inalterado. Kronos é o deus que encarna o sentido do tempo mas também se rebela contra ele. E por isso foi destronado e humilhado, aprendendo assim no silêncio da própria dor.

Kronos representa o corpo, que envelhece de forma inexorável e ao mesmo tempo se rebela contra seu destino fatal. A aceitação da própria condição é também, de uma forma misteriosa, a separação dos pais e da infância, porque significa sacrificar a fantasia de que em alguma época, de um lugar, virá alguém como num passe de mágica, transformar a nossa vida em um aconchego eterno.

"Viver feliz para sempre" não existe no mundo de Kronos. A juventude cede lugar à maturidade e jamais poderá ser reconquistada de maneira concreta. Entretanto as lembranças e a sabedoria é algo a ser destilado com o tempo. O tempo consome tudo e também envelhece, pede renovação, evolui, muda.

Na sociedade atual temos vários arquétipos de pai. Um dos mais marcantes é o do pai autoritário. A castração do filho impede que ele tenha mais poder que o pai; a castração do pai faz com que o filho queira tomar o poder. A repressão e a competição masculina têm gerado ao longo do tempo complexos paternos que nos fazem refletir por que o velho tem medo do novo; por que os pais autoritários e devoradores têm medo de perder o controle; por que castram, reprimem e maltratam os próprios filhos. Todo pai deveria saber que o lugar que ocupa é temporário, que o filho é seu sucessor, como ele foi do seu pai.

O novo sucede o velho na ordem do mundo. Que as novas gerações desse novo século tragam pais fortes, mas que confiem na sua capacidade geradora. Que reconheçam a energia e o talento da juventude e valorizem seus filhos. E que os filhos valorizem seus pais, que lhe permitiram existir e se tornar os seus sucessores.

O aspecto negativo de Kronos é a sua feroz resistência às mudanças e à passagem do tempo. O lado positivo é saber mudar aquilo que podemos mudar; aceitar o que não podemos alterar; e esperar em silêncio até que o tempo nos mostre, a diferença entre as duas coisas.




15 comentários:

  1. Seu blog é o melhor! Eu adoro a forma como você aborda a mitologia no contexto da sociedade atual. Incrível!

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é o melhor! Eu adoro a forma como você aborda a mitologia no contexto da sociedade atual. Incrível!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Incrível seu blog parabéns vc é muito bom no que faz.

    ResponderExcluir
  5. Eu retornei...,
    ...(Disfarçado de Ser humano)

    Ass:
    Zews

    "Eu existo (eternamente)!!!

    Acredite..
    $e qui$ee!!!


    +55 21 97934-6973

    https://www.linkedin.com/pulse/conglobalização-mundial-psgenio-soares-1?published=t&trk=v-feed&lipi=urn%3Ali%3Apage%3Ad_flagship3_profile_view_base_recent_activity_details_shares%3B4KnExsT3D1XatmxkspWN8A%3D%3Desafiodomilenio

    ResponderExcluir
  6. quero saber como ganhar do tempo...qual o remedio para matar kronos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entra no buraco de minhoca, o tempo lá é relativo.

      Excluir
    2. somos seres mortais! somos devorados por Kronos todos os dias. Platão
      dizia que Kronos vira a ampulhet
      a da nossa vida a partir do momento em que começam
      os a viver.

      Excluir
  7. Gente,só quero dizer que,o texto foi bem apreciado por mim.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom conhecer detalhes da mitologia grega. Amei.

    ResponderExcluir
  9. Texto b.claro e acessível... parabéns

    ResponderExcluir

Agradeço os seus comentários, críticas e sugestões

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares